https://www.cincork.com/public/media.900220538/images/pages/fachada.jpg

O CINCORK

 voltar

13 Dec, 2021

Presépios do Cincork ornamentam a Câmara e o Hospital de Santa Maria da Feira

(clique nas imagens para ampliar)

 

O presépio é talvez a mais antiga forma de caracterização do Natal. Sabe-se que foi São Francisco de Assis, na cidade italiana de Greccio, em 1223, o primeiro a usar a manjedoura com figuras esculpidas, formando um presépio, tal e qual o conhecemos hoje. O que restou desse presépio encontra-se atualmente na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.


É neste sentido que o Cincork disponibilizou, à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e ao Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, dois presépios desenvolvidos pelos formandos do Cincork, no âmbito das suas atividades práticas, e que ajudarão a ornamentar aqueles espaços durante esta época festiva que atravessamos.


Usando a cortiça como principal matéria-prima na sua elaboração, os presépios representam minuciosamente a envolvente associada ao nascimento de Jesus.


Refira-se que já no ano 2020 e de forma a homenagear quer profissionais de saúde quer instituições do Concelho que direta ou indiretamente prestaram apoio no combate à COVID-19, o Cincork ofereceu uma placa de cortiça com o desenho do presépio gravado a laser a cada uma das instituições.

 voltar