https://www.cincork.com/public/media.900220538/images/pages/imagem_pag_(2).jpg

O CINCORK


CONCURSO O NOSSO PRESÉPIO 2020

Presépios 2020
Objetivo

Este projeto tem como objetivo dinamizar a interação com a comunidade escolar concelhia, lançando-lhes o desafio de apresentarem um presépio concebido, maioritariamente, em cortiça e sujeito a concurso. Os exemplares serão expostos no Cincork e haverá atribuição de prémios.
Esta atividade contará com a parceria da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e da FAPFEIRA – Federação das Associações de Pais de Santa Maria da Feira.

 

Enquadramento da atividade

O presépio é talvez a mais antiga forma de caracterização do Natal. Sabe-se que foi São Francisco de Assis, na cidade italiana de Greccio, em 1223, o primeiro a usar a manjedoura com figuras esculpidas formando um presépio, tal qual o conhecemos hoje. O que restou desse presépio encontra-se atualmente na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.
Presépio (em hebraico ebus e urvã em latim praesepium) significa em hebraico "a manjedoura dos animais", mas também o termo é usado frequentemente para indicar o próprio estábulo.
Toda a comunidade escolar poderá participar na elaboração e construção do presépio de natal mais criativo e original.

 

Concurso

O desafio lançado é a confeção, a partir da cortiça e de outros materiais recicláveis ou reutilizáveis, de um presépio de Natal em Cortiça. Apelamos ao uso da criatividade na utilização da cortiça para construção do presépio.

 

Critérios

Por cada escola só será permitido a apresentação de um Presépio por escalão e 50 % no mínimo, do material utilizado, deverá ser cortiça.

 

Apresentação / Participação

A apresentação será realizada através do envio de 3 fotografias (1 frente, 1 lateral e 1 perspetiva) que serão enviadas por e-mail ao Cincork (presepios@cincork.com). As fotografias deverão ser devidamente identificadas com o nome da escola participante e nível de ensino.

 

Data limite para apresentação

11 de dezembro de 2020

 

Seleção

Depois de verificados os critérios referidos, o júri do concurso irá selecionar o presépio mais criativo e original. Os presépios apresentados irão concorrer dentro do nível de escolaridade a que pertencem. Desta forma, por cada nível será selecionado um presépio para ser premiado.

 

Composição do Júri

O júri será presidido pela Vereadora da Educação da Câmara de Santa Maria da Feira, e terá como vogais, o presidente da FAPFEIRA e o diretor do Cincork.

 

Prémios
  • Jardim de Infância e 1º ciclo (A definir)
  • 2º e 3º ciclo (A definir)

 A cerimónia de entrega dos prémios irá realizar-se no auditório do Cincork em Santa Maria de Lamas (data a divulgar), onde ficarão expostos os trabalhos premiados.

 

Downloads
  • Regulamento do concurso "O Nosso Presépio 2020" - PDF
  • Cartaz do concurso "O Nosso Presépio 2020" - PDF | PNG
  • Banner "O Nosso Presépio 2020" - 1903x450

 

Informações e Inscrições

Para mais informações e inscrições, por favor contactar o Cincork através do telefone 227 471 200 ou do email presepios@cincork.com.

 voltar