https://www.cincork.com/public/media.900220538/images/pages/imagem_pag_(9).jpg

O CINCORK

 voltar

13 Jun, 2019

Tabela Periódica em Cortiça

De modo a assinalar o aniversário dos 150 anos da criação da estrutura da Tabela Periódica, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) Departamento de Química e Bioquímica, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) Departamento de Engenharia Química e o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) Departamento de Engenharia Química, convidaram toda a comunidade educativa a participar no concurso/exposição “Tabela Periódica: para além dos 150 anos”. Este evento propõe estimular a criatividade artística aplicada ao conhecimento científico.

Neste sentido, os formandos do Cincork, do curso de Aprendizagem de Técnico/a de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica - 0117TMI, associaram-se a este projeto criando uma Tabela Periódica, utilizando, para o efeito a matéria-prima cortiça bem como os recursos existentes no Fablab do Cincork, tendo já sido entregue o trabalho no passado dia 12 de junho.

Ainda na sequência da entrega do trabalho na FEUP os formandos tiveram a oportunidade de visitar a faculdade com particular incidência nos laboratórios do Departamento de Engenharia Mecânica, área de formação do curso que frequentam.
A organização prevê que depois de realizadas as avaliações dos trabalhos por parte de um júri, a entrega de prémios aconteça em julho, por altura do XXVI Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química, que decorrerá no Porto. Todos os trabalhos estarão em exposição entre os meses de setembro e dezembro de 2019.

Fotos da visita aqui!

 voltar