Programa Educativo

O Programa Educativo do Cincork surge na sequência da elaboração do Plano Estratégico 2014 - 2016 deste Centro e tem como objetivo principal o desenvolvimento de atividades que permitam uma maior interação com a comunidade envolvente, contribuindo desse modo para a prossecução da missão para a qual o Cincork foi criado, potenciar aos jovens o contacto com a cortiça, antecipando a promoção junto de potenciais clientes do Cincork e consequente aumento da notoriedade do Centro.
De igual modo, o Programa Educativo do Cincork visa a promoção da cortiça como material plenamente ecológico, de reutilização ou reciclagem variada e material 100% português.

1. Visitas à Nave Oficinal

(clique na imagem para efetuar o download do cartaz)

Integrado no Programa Educativo do Cincork e sob o lema “Um espaço inspirador e acolhedor para aprender sobre a cortiça” o Cincork abre as portas da sua nave oficinal a todas as escolas e estabelecimentos do ensino básico, com especial relevância para os do Concelho de Santa Maria da Feira e da região do EDV. De igual modo, aos jovens e aos adultos que procurem uma solução formativa de dupla certificação, sempre com o objetivo de dar a conhecer os diferentes processos de transformação da cortiça, particularmente em rolhas e discos, assim como promover o património e a identidade industrial de um setor em que Portugal é líder mundial.

 

Tipologia dos Visitantes

  • Jardim Infância + 1º Ciclo – crianças até aos 10/12 anos de idade
  • 2º Ciclo + 3º Ciclo – crianças entre os 10/12 e os 16 anos de idade
  • Jovens (candidatos com o 9º ano de escolaridade e que procuram uma solução formativa ao nível do secundário de dupla certificação, no âmbito da Aprendizagem) ou Adultos (candidatos com o 6º ou 9º ano de escolaridade e que procuram uma solução formativa ao nível do 3º ciclo ou secundário de dupla certificação, no âmbito da EFA).

 

Caracterização da Nave Oficinal

Inauguradas em 17 de Janeiro de 2006, as instalações do Cincork apresentam uma área coberta útil de 5250m2, tendo como área total aproximadamente 11300m2.
A nave oficinal está equipada com os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos, designadamente:

  • Tratamento de cortiça em estaleiro;
  • Cozedura com geração de calor;
  • Processo de Preparação e Transformação (Traçamento, Rabaneação e Brocagem) de rolhas e discos de cortiça natural;
  • Acabamento e seleção de rolhas e discos naturais;
  • Lavação e tratamentos finais;
  • Trituração/Granulação.


A nave oficinal permite, ainda, formação específica no âmbito da Eletrónica, Pneumática Afinação/Manutenção de Máquinas, Metalomecânica entre outras áreas.

 

Esquema do Processo de Visitas

(clique na imagem para efetuar o download)

NOTA: Na oficina do Corkinhas, os visitantes terão a oportunidade de fazerem alguns jogos relacionados com a cortiça bem como criarem um porta-chaves com uma rolha de cortiça natural que poderão levar como recordação desta visita.

Informações e Inscrições

As visitas têm uma duração de 45 a 60 minutos.

Para mais informações e inscrições, por favor contactar o Cincork através do telefone 227 471 200 ou do email geral@cincork.com.

Download da Inscrição --> Mapa de Inscrições das Visitas

2. O Nosso Presépio 2017

(clique na imagem para efetuar o download do cartaz)

Objetivo

Este projeto tem como objetivo dinamizar a interação com a comunidade escolar concelhia, lançando-lhes o desafio de apresentarem um presépio concebido, maioritariamente, em cortiça e sujeito a concurso. Os exemplares serão expostos no Cincork e haverá atribuição de prémios.
Esta atividade contará com a parceria da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e da FAPFEIRA – Federação das Associações de Pais de Santa Maria da Feira.

Enquadramento da atividade

O presépio é talvez a mais antiga forma de caracterização do Natal. Sabe-se que foi São Francisco de Assis, na cidade italiana de Greccio, em 1223, o primeiro a usar a manjedoura com figuras esculpidas formando um presépio, tal qual o conhecemos hoje. O que restou desse presépio encontra-se atualmente na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.
Presépio (em hebraico ebus e urvã em latim praesepium) significa em hebraico "a manjedoura dos animais", mas também o termo é usado frequentemente para indicar o próprio estábulo.
Toda a comunidade escolar poderá participar na elaboração e construção do presépio de natal mais criativo e original.

Concurso

O desafio lançado é a confeção, a partir da cortiça e de outros materiais recicláveis ou reutilizáveis, de um presépio de Natal em Cortiça. Apelamos ao uso da criatividade na utilização da cortiça para construção do presépio.

Critérios

Por cada escola só será permitido a apresentação de um Presépio e 50 % no mínimo, do material utilizado, deverá ser cortiça.

Apresentação / Participação

A apresentação será realizada através do envio de 3 fotografias (1 frente, 1 lateral e 1 perspetiva) que serão enviadas por e-mail ao Cincork (presepios@cincork.com). As fotografias deverão ser devidamente identificadas com o nome da escola participante e nível de ensino.

Data limite para apresentação

7 de dezembro de 2017

Seleção

Depois de verificados os critérios referidos, o júri do concurso irá selecionar o presépio mais criativo e original. Os presépios apresentados irão concorrer dentro do nível de escolaridade a que pertencem. Desta forma, por cada nível será selecionado um presépio para ser premiado.

Composição do Júri

O júri será presidido pela Vereadora da Educação da Câmara de Santa Maria da Feira, e terá como vogais, o presidente da FAPFEIRA e o diretor do Cincork.

Prémios

- Jardim de Infância e 1º ciclo (A definir)

- 2º e 3º ciclo (A definir)

- Secundário (A definir)

A cerimónia de entrega dos prémios irá realizar-se no auditório do Cincork em Santa Maria de Lamas (data a divulgar), onde ficarão expostos os trabalhos premiados.

Informações e Inscrições

Para mais informações e inscrições, por favor contactar o Cincork através do telefone 227 471 200 ou do email presepios@cincork.com.

 

  • Agenda
  • Prev Next
    STQQSSD
        01 02 03 04 05
    06 07 08 09 10 11 12
    13 14 15 16 17 18 19
    20 21 22 23 24 25 26
    27 28 29 30 31